Fisiobem Itaúna

Endereço: Rua Marcelino Corradi, 170 – Centro, Itaúna – MG | 35680-039

Rua Marcelino Corradi, 170 – Centro, Itaúna – MG

Disfunções Orofaciais

Fisioterapia especializada em DTM e dor orofacial

O termo dor orofacial, é utilizado para descrever toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos da cavidade oral da face). Usualmente essa dor pode ser referida nas regiões da face, cabeça e/ou pescoço ou mesmo estar associada à cervicalgias, cefaleias, disfunção temporomandibular (DTM), zumbido somatossensorial, disfunções oculomotoras, paralisia facial, neuralgias, dentre outros.

O fisioterapeuta capacitado tem um papel importante na recuperação destes pacientes junto à equipe multidisciplinar, com o principal objetivo de reduzir os sinais e sintomas, bem como auxiliar a promover uma melhor qualidade de vida e engajamento do paciente ao tratamento.

Disfunções Orofaciais - Fisiobem Itaúna

É considerado um comportamento do sistema nervoso central. Manifesta-se de duas formas: o bruxismo de vigília caracterizado pelo habito de apertar os dentes durante o dia e o bruxismo do sono caracterizado pelo habito de apertar ou ranger os dentes durante o sono. Identificar todos os fatores relacionados (estresse, tabagismo, alcoolismo, excesso de cafeína, apneia do sono, refluxo, dentre outros) é de extrema importância para o seu manejo.

A dor de cabeça é um termo genérico utilizado pela população com a finalidade de descrever as sensações percebidas na região da cabeça, mas que podem ser oriundas de diferentes áreas incluindo: músculos, coluna cervical, estruturas cerebrais (meninges), olhos. São divididas em primarias (não tem causa definida) e secundarias (atribuídas a uma causa definida). Existem  mais de 100 tipos de cefaleias e estes são os tipos onde o fisioterapeuta é mais atuante: cefaleia tensional, migrânea (enxaqueca), cefaleia cervicogenica, cefaleia atribuída a DTM ou as disfunções oculomotoras.

A cirurgia ortognática é uma técnica cirurgica utilizada que tem como objetivo corrigir alterações no padrão de normalidade dos ossos da face, buscando reestabelecer o equilíbrio anatômico facial, corrigir as funções mastigatórias e estética.

A complexidade desta cirurgia requer interação multidisciplinar. Receber cuidados de um fisioterapeuta capacitado com conhecimento fisiológico e funcional das estruturas envolvidas, bem como das cirurgias realizadas, trará maior conforto, tranquilidade e segurança para o paciente.

O fisioterapeuta pode atuar tanto no pré-operatório, trans-operatório (ainda no hospital) e pós-operatório.

É o conjunto de alterações que podem acometer os músculos dos olhos. São sintomas: visão dupla, vista cansada, tontura ao ler em veículos que estão em movimento, salto de linha durante a leitura, dor de cabeça ao fim do dia, olhos lacrimejando ou seco, sensação de queimação ou areia nos olhos, dentre outros.

A Disfunção temporomandibular (DTM) é considera a principal causa de dor orofacial. É definida como um conjunto de condições musculoesqueléticas e neuromusculares envolvendo a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e todos os tecidos associados. É classificada em articular (inflamatória e não inflamatória) e muscular (dor miofascial).

Atente aos sintomas:

• Dificuldade, dor ao realizar os movimentos da boca;
  • Sensação de face cansada ou tensionada;
  • Presença de estalos ou crepitações ao movimentar a boca;
  • Sensação que a mandíbula trava ou desloca;
  • Dor na face que pode subir para a cabeça, pescoço ou ouvido;
  • Sensação de ouvido abafado;
  • Zumbido no ouvido.

O zumbido é a percepção de sons nos ouvidos ou cabeça sem que haja estímulo sonoro externo. Trata-se de um sintoma e não doença e pode ter diversas causas.  Pode ser provocado ou alterado em alguns indivíduos, tanto na sua intensidade ou tipo de som percebido, por meio de movimentos da cabeça e pescoço, da abertura e fechamento da boca, ao pressionar determinados pontos no pescoço e na cabeça, e até mesmo ao realizar os movimentos oculares, este é o denominado zumbido somatossensorial.

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre Cirurgia Plástica